O que faz o analista de Equities da Guide Investimentos

Este post faz parte da série:

A importância de uma equipe de apoio para seus investimentos

O profissional de research (pesquisa) é responsável por cobrir determinados setores para seus clientes, especificamente a área de real estate (imobiliária) é uma delas.

A rotina de trabalho começa cedo. Por volta das 7h30 já estamos acompanhando os jornais e os terminais de mercado em busca de notícias relevantes que terão impacto nas empresas e fundos do setor imobiliário. Não podemos deixar passar nada que seja relevante para os nossos investidores. A partir das notícias, fazemos análises, levantamos os possíveis impactos e divulgamos em nossos relatórios periódicos. Às 9h20 compartilhamos todas as análises em um morning call  para que nossa equipe de assessores esteja preparada para o mercado que está prestes a abrir.

Após a abertura do pregão, acompanhamos as oscilações do mercado, e aprofundamos a análise nas empresas e dos fundos de nossa cobertura.

Nossa equipe analisa o mercado e as empresas e decidem quais são as melhores oportunidades. Já a equipe de sales (vendas) comunica essa mensagem aos clientes, por fim, os traders (operadores) efetivam as transações.

Em relação ao mercado de Fundos Imobiliários (FII), os investidores aplicam seus recursos em diversos ativos relacionados ao mercado imobiliário, sejam eles shoppings, agências bancárias, hospitais, hotéis, lajes corporativas, dentre outros ativos. Uma das grandes vantagens desse produto em relação aos demais é a distribuição de 95% do lucro líquido aos cotistas, além disso, esses mesmos rendimentos são isentos de IR.

Um FII é constituído sob a forma de condomínio fechado, no qual são oferecidas cotas, que podem ser adquiridas por qualquer pessoa na oferta primária (comprando direto no lançamento do fundo) ou no mercado secundário, onde os ativos são negociados em Bolsa. O retorno com o investimento pode vir de duas formas: valorização da cota e/ou pagamento de rendimentos (provenientes de aluguéis e amortizações).

Fazemos diariamente o acompanhamento de todo o mercado de FIIs negociados em bolsa, com atenção para a localização dos ativos, qualidade dos empreendimentos e quem são os locatários do espaço. A partir daí, níveis de vacância (áreas vagas), inadimplência e vencimento dos contratos são outros pontos que merecem atenção.

Disponibilizamos uma Carteira Recomenda de Fundos Imobiliários que busca selecionar as melhores oportunidades de investimento no setor aos clientes, buscando tanto ganhos de capital, através da valorização das cotas, quanto uma taxa de dividendos atrativa, através dos rendimentos mensais distribuídos. Todas nossas recomendações são discutidas previamente em um comitê mensal de investimento composto por toda a área de investimentos da Guide.

Além disso, estamos atentos a todas as ofertas públicas que acontecem no mercado (IPO e follow-on). Nas ofertas que participamos, atuamos também no processo de educação dos investidores “Investor Education”.

Nós da Guide Investimentos acreditamos que fundos imobiliários são uma das maneiras mais eficientes de se investir em um imóvel.

Lucas Bucarioli Stefanini

Graduado em Economia pela FACAMP – Faculdades de Campinas. Possui certificação em Investment Banking pela Saint Paul – Escola de Negócios. Atualmente faz parte da equipe de análise da Guide Investimentos com foco no segmento imobiliário (ações) e Fundos de Investimento Imobiliário (FII).

Conte com a Guide Life para ajudá-lo a atender o seu cliente da melhor forma, saiba como fazendo o download do e-book abaixo:

About Hugo Paixão

Hugo de Lucena Paixão é bacharel em economia pela Universidade de Brasília, atua há 5 anos no mercado financeiro com passagens por instituições como Banco Modal e JGP Asset Management. Atualmente é analista da equipe técnica da Guide Life Planejamento Financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *