O que faz o Head de Fundos da Guide Investimentos

Este post faz parte da série:

A importância de uma equipe de apoio para seus investimentos

A área de fundos da Guide oferece uma gama diversificada de serviços, desde a distribuição de fundos de terceiros na plataforma, propostas de alocação, até a gestão de fundos exclusivos.

Na plataforma de fundos Guide é possível selecionar fundos para todos os perfis de cliente, desde ultra-conservadores até os mais arrojados, para todo tipo de investidor, desde os que estão começando a investir até os investidores que buscam produtos mais sofisticados. O acesso aos fundos é fácil e é possível começar a investir a partir de R$ 100 (a aplicação mínima varia de fundo para fundo).

Todos os fundos selecionados para a plataforma passam por um rigoroso processo de seleção e avaliação, conhecido como Due Diligence. Neste processo são levados em conta critérios qualitativos e quantitativos das gestoras e fundos selecionados, com um peso importante para a análise qualitativa.

O primeiro passo do processo é fazer um mapeamento da indústria de fundos, onde filtramos os produtos por taxa, público alvo, liquidez, patrimônio e tipo de fundo (classe). Após este filtro é iniciado o processo de Due Diligence, onde são analisados os seguintes aspectos qualitativos e quantitativos:

  • análise de equipe (histórico, qualificação e alinhamento);
  • gestão de risco (processos, limites e contingência);
  • estrutura organizacional / societária apropriada;
  • qualidade do passivo;
  • ausência de conflitos de interesses;
  • rentabilidade histórica;
  • análise de risco (volatilidade, draw down);
  • peer group analysis;
  • beta / correlação;

Após a realização da Due Diligence os relatórios de análise são submetidos ao comitê de fundos, com a participação de integrantes das áreas de Renda Fixa, Equities, Macro Economia, Fundos e da Head da área de Investimentos da Guide, Aline Sun.

Para ser elegível à plataforma os fundos tem que ter aprovação consensual em comitê, caso contrário uma nova análise pode ser requerida.

No dia a dia fazemos um monitoramento diário da variação das cotas dos fundos, calls de acompanhamento com os gestores e manutenção da plataforma.

Erick Scott Hood

Formado em Administração de Empresas pela FAAP e Pós Graduado em Finanças pelo Insper-Ibmec. Possui mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro, com longa passagem pelas áreas de análise de crédito e análise de ações, antes de ingressar na área de fundos onde atua desde 2012.

Conte com a Guide Life para ajudá-lo a atender o seu cliente da melhor forma, saiba como fazendo o download do e-book abaixo:

About Thiago Kurth Guedes

Thiago Guedes é Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos e atual diretor de marketing da Guide Life.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *