Seu cliente deve comprar ou alugar um imóvel?

Quando comecei minha carreira no mercado financeiro, adorava entrar em uma “briga” para provar que o investimento em ativos financeiros seria melhor que o realizado em imóveis.

Mas com a experiência, passei a entender que esta é uma decisão muito mais emocional do que racional. E sinceramente, mesmo levando para a racionalidade, pode ser que o investimento em imóveis supere o de ativos financeiros em certos momentos. Para saber qual será o melhor, só com uma bola de cristal.

Ressalto apenas, que estamos falando de investimentos e não alavancagem financeira com financiamentos para a compra de imóveis. Uma dívida sempre será pior que um investimento.

Voltando ao nosso tema principal deste artigo, a melhor forma de orientar o seu cliente é entendendo como ele forma o raciocínio dele.

Em geral, pessoas que tem uma necessidade de segurança maior preferem ter um lugar para chamar de seu, e isto não é certo, nem errado, é apenas um sentimento pessoal.

Outras, preferem ter a liberdade para mudar de moradia quando bem entenderem, inclusive para ter flexibilidade de mudança de cidade.

Não indicamos a nenhum consultor em planejamento financeiro a tomar esta decisão de aluguel ou compra pelo cliente, neste momento você deve apenas se colocar como um orientador fazendo as perguntas certas para que o seu cliente consiga enxergar o que é importante para ele.

Para ter um entendimento mais aprofundado de onde surgiu a cultura de investimentos em imóveis no Brasil, sugiro a leitura do livro “Saga Brasileira – a luta de um povo por sua moeda”, escrito pela Miriam Leitão.

Este livro, permite que você enxergue como a falta de estabilidade e confiança em nossa moeda antes do plano Real criou uma realidade onde apenas ativos físicos como os imóveis possuíam algum valor. Nada melhor do que ter acesso a notícias e dramas reais da época para saber como nosso mindset financeiro foi gerado.

Para te ajudá-lo mais ainda, sugir a indicação do artigo abaixo para que o seu cliente leia:

3 perguntas que você precisa se fazer antes de comprar um imóvel?

 

About Thiago Kurth Guedes

Thiago Guedes é Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos e atual diretor de marketing da Guide Life.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *