Planejadores Financeiros rumo ao topo! (Livro obrigatório)

O livro “From Plateau to Pinnacle” é uma das maiores surpresas que já tive ao baixar um livro indicado pelo algorítimo da Amazon.

Considero ele uma leitura obrigatória para quem trabalha com Consultoria em Planejamento Financeiro e Assessoria de Investimentos. E o melhor de tudo é que o livro possui uma leitura extremamente agradável. Ele é escrito utilizando o storytelling, com um assessor de investimentos jovem recebendo orientações de um mentor experiente e misterioso.

As dicas oferecidas são bem práticas e diretas, vou resumir abaixo as partes que considerei mais importantes:

Ritual diário

  • Ao acordar escreva os seus 3 principais objetivos para o dia.
  • Sua To-do list deve ser feita ao final do expediente pois no começo somos interrompidos e acabamos não definido quais tarefas são importantes.
  • Utilize a lei de Pareto e foque nas tarefas que geram 80% dos resultados.
  • Tenha horários bloqueados em sua agenda para realizar tarefas como realizar telefonemas e responder e-mails.

Segmentação de Clientes

  • Realize uma análise Quantitativa de sua base de clientes para segmentá-la. O principal dado aqui é a receita gerada por cliente.
  • Procure um nicho específico entre seus principais clientes e foque o trabalho neste tipo de pessoa. Este nicho pode ser algum hobbie específico, profissão e vizinhança onde residem, por exemplo.

Criar agenda de contato por preferência

  • Automatize a agenda de contatos com seu cliente
  • Bloqueie dias e horários específicos de sua agenda para realizar os contatos com seus clientes

Recomendações

  • Tenha como meta conseguir 2 recomendações por dia, 5 dias da semana.
  • Seus principais clientes devem recomendá-lo pelo menos 1 vez por ano.

Branding

  • Crie um “Elevator Speech”, apresentação do seu trabalho que faça o prospect questionar a própria situação.
  • Pratique diariamente sua apresentação.

Planejamento Financeiro

  • Crie seu Modelo de Negócios em volta do Planejamento Financeiro
    • Um planejamento compreensivo tira o foco do cliente da performance e volatilidade do curto prazo e coloca no plano.
    • Dá tranquilidade ao cliente de saber que existe um processo no trabalho e que ele não é uma abordagem aleatória.
    • Decisões são tomadas enxergando o cenário financeiro total do cliente.

Investimentos

  • Escolher 2 produtos principais para cada tipo de investimento (large cap, mid cap, small cap).
  • Estabeleça uma divisão entre pequenas, médias e grandes contas de clientes.
  • Decida qual plataforma utilizará para cada tipo de conta.
  • Crie uma alocação para cada nível de risco de cliente.

Prospecção

Neste ponto ele tem uma abordagem muito interessante em que é utilizado o LinkedIn para procura de novos clientes.

  • Trabalhe seu perfil no linkedin.
    • Use uma foto profissional.
    • Link para o seu website.
  • Planeje um mínimo 45 a 60 minutos de trabalho de prospecção no linkedin por semana.
    • Comece aumentando o número de conexões.
    • Determine seu critério para identificar pessoas que tem potencial de introduzí-lo para bons prospects.
    • Agende um café por semana com uma de suas conexões.
    • Leve uma lista com 6 conexões que você que você gostaria que você gostaria ser introduzido.
  • Seja realista
    • Linkedin é uma ferramenta revolucionária, mas não é mágica.
    • Esteja preparado para respostas negativas.
  • Crie uma Newsletter para enviar conteúdos para os clientes.

Acompanhamento de Resultados

  • Crie sua planilha para monitorar o progresso em suas metas semanais.
    • Acompanhe atividades que você controla.
    • Determine metas semanais para cada tarefa que irá monitorar.
    • Anote os resultados diariamente. Esta atividade deve estar em sua to-do list.
  • Analise seus resultados toda sexta-feira.
  • Utilize os resultados como uma ferramenta de planejamento para a próxima semana.

Muito do conhecimento deste livro teve que ficar de fora deste resumo, por esta razão indico a leitura para que você tenha mais ferramentas para melhorar o trabalho, além de receber uma dose extra de motivação.

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About Thiago Kurth Guedes, CFP®

Thiago Kurth Guedes, CFP® é Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos e atual diretor de marketing da Guide Life. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner.

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